Mas o que exatamente é um ativo imobilizado? No geral, um ativo imobilizado consiste no conjunto de bens que são fundamentais para a manutenção das atividades realizadas por uma empresa. Esses bens precisam ser tangíveis e palpáveis, ou seja, com corpos físicos, como é o caso de máquinas, imóveis, equipamentos, veículos e benfeitorias.
Todo bem tangível que está na empresa e é usado para no fornecimento, na realização de serviços, na área de produção ou criação de produtos, bem como para finalidades administrativas e locação podem ser considerados ativos imobilizados.
Os ativos imobilizados são chamados assim de maneira técnica pelos profissionais que trabalham com criação de laudos e avaliação patrimonial de empresas, para diversas finalidades, entre elas para fins contábeis.
O ativo imobilizado está definido conforme a Lei número 6.404/1976 art. 179 (item IV), que diz que todo ativo, ou seja, item que possui valor financeiro, são usados para o trabalho da empresa, como itens que fazem parte da manutenção do trabalho principal da companhia.
O levantamento, a mensuração de valor e outras fases que são realizadas durante o trabalho, precisam seguir dispositivos legais e normas técnicas, como a Lei nº 11.638 de 200 e a NBR 14.653, para que sejam devidamente aceitos pelas autoridades e que tenham valor legal e contábil.
O laudo de Ativos Imobilizados tem como objetivo atender as exigências dos dispositivos normativos como: CPC01 / CPC27 e ICPC 10, para o controle patrimonial e Test de Imparment, bem como as taxas de depreciação e vida útil.
Por causa da característica técnica do trabalho e da necessidade em ser habilitado para fazer o serviço, é fundamental contar com especialistas, como os profissionais que atuam na Provale Engenharia, uma empresa referência neste segmento de atuação.
Segurança, experiência e agilidade na prestação dos serviços.
NOSSOS CLIENTES
Copyright 2023, Provale Engenharia de Avaliação | Todos Direitos Reservados